Sentimento e razão
Categorias
Tags
REFLEXÃO DO DIA 29.06.22
Não há dúvidas de que o Coração é puro sentimento, e o cérebro é morada permanente da razão.
Ambos são importantíssimos para a nossa organização física, necessitando que, ao agirmos, dosemos bem as nossas ações dentro das características do sentimento e da razão, num perfeito equilíbrio.
Se permitirmos o predomínio puro simples do sentimento, nos descuidaremos da razão, o que pode nos levar a sermos vítimas de nossa própria ingenuidade, sem dizer que, esse predomínio pode nos lançar no pantanal do fanatismo.
A razão, por outro lado, quando for a única motivação dos nossos atos, nos fará desprezar o sentimento e, fatalmente, nos conduzirá ao materialismo frio e insensível, o que a cada dia nos tornará mais distante da verdadeira fé.
Por isso, a tão conhecida máxima "orai e vigiai" deveria ser sempre a norteadora de nossa existência, porque traria, com sua prática, o equilíbrio espiritual próprio de quem analisa os fatos à luz da razão, sem esquecer de regar o espírito com a benção da oração, supra-sumo do sentimento de amor e de fé.
Que nesta quarta-feira possamos reforçar o nosso empenho na busca do equilibro entre o coração e a razão, pressuposto básico para uma vida saudável e feliz!
Posts relacionados
Comida é afeto - Receita da vó
Tem comidas que nos fazem recordar de pessoas que amamos, comidas que nos fazem lembrar alguém ou algum momento que vivenciamos.
A MÃE SUFICIENTEMENTE BOA EM TEMPOS DE PANDEMÔNIO: MANIFESTO DO IMPERFEITO.
Eu planejei assim: eu ia engravidar, ganhar pouquíssimo peso, parir de parto natural e depois voltar a trabalhar poderosa, esplêndida, cheia de vitali...
Dedique um tempo a você
Nos últimos tempos praticamente tudo o que fazemos é na frente de uma tela. Suspeito que mais da metade do nosso tempo diário é em frente a uma tela,...
Divagações sobre hoje, 12/06/21, dia dos namorados e dia de Santo Antônio
Fui educada no século passado, literalmente. Embora minha mãe tenha sido sempre pra frente com conselhos de modernidade, alguma coisa dentro de mim, p...
O abraço de quarenta e sete anos
Quis o destino que eu o descobrisse a paternidade aos quarenta e seis anos. Relembrei minha alegria incondicional ao sentir o cheiro, a textura da pe...