O que é ser feliz?

"O que pode ser essa felicidade que examinamos desde os antigos?"

Categorias

Tags

Dias atrás ganhei o livro "Ser feliz é tudo que se quer", do escritor gaúcho Juremir Machado da Silva. o Livro fala sobre filosofia e felicidade. É um daqueles livros que a gente lê um pouco por dia, mas reflete muito sobre.

"O que pode ser essa felicidade que examinamos desde os antigos?"

As definições de como ou o que é felicidade variam conforme o filosofo e a época em que viveram, assim como pode variar entre você e eu. Para alguns ganhar um livro pode ser um tédio, já para outros, como eu, é um prazer e sinônimo de felicidade.

Aristóteles e os gregos tinham um nome para felicidade: eudaimonia. Nos tempos atuais essa palavra pode ser êxito. Então para eles ser feliz era ter êxito. Alcançar uma meta...

"O que fazer para ser bem-sucedido, ter sucesso, alcançar a prosperidade? Para ter êxito?

A resposta de Aristóteles é de uma simplicidade assombrosa: preparar-se . De que maneira? Buscando o caráter propício, temperando a personalidade, domando os impulsos, aprendendo a não desejar muito nem pouco, treinando-se para o equilíbrio. [...] Quem deseja demais, se frustra ao não alcançar tudo que quer. Quem deseja de menos, não sai do lugar" (p.24)

Em tempos modernos de consumo sem limites, pode se tornar difícil não desejar demais e acabar se frustrando. Levanta a mão quem nunca passou horas buscando algo na internet, sonhando acordado, enchendo carrinhos de lojas online (no meu caso livros), planejando viagens pelo mundo todo, sem ter um real no bolso. 

Felicidade pode ser uma sensação de bem-estar, comprar algo que deseja, alcançar uma meta, ou até mesmo achar R$ 2,00 perdido em um bolso de um casaco de inverno. A felicidade pode ser muita coisa, só depende da perspectiva.

Nicholas Chamfort disse: "Não é fácil encontrar a felicidade em nós mesmos e é impossível encontrá-la em outro lugar"

Essa frase é a máxima pra mim em conjunto com a frase que alguém famoso falou "a felicidade está nos olhos de quem vê". As duas em conjunto já foram tema de sessões de terapia, se o nosso interior não estiver legal, de bem com a gente mesmo, até uma risada fofa de bebê, não vai dar aquela aquecida no coração.

Acredito que talvez a felicidade seja irmã próxima da autoestima e autocuidado. Quando estamos nos cuidado, dando a devida atenção que merecemos, a vida fica mais leve e conseguimos ver/sentir a felicidade de maneira plena.


O que é felicidade para você?





Isabelle Linhares



Compartilhe nas redes sociais