Mulheres na construção civil
Categorias
Existe um ditado popular relativamente novo, que diz que “lugar de mulher é onde ela quiser”, nós da equipe da Escola 365 podemos dizer que concordamos completamente com essa frase.
Ao longo da história vemos as mulheres conquistando e garantindo seus direitos, é uma luta diária em busca dos seus sonhos e abrindo espaço para outras mulheres em todos os lugares do mundo.
Isso certamente não seria diferente na Construção Civil, ou melhor dentro do canteiro de obras como um todo.
Esse campo de trabalho tem uma predominância masculina, entretanto ao longo dos últimos anos as mulheres começaram a ocupar cargos dentro deste setor, ainda que não sejam muitas, elas já são presentes e isso é muito importante para a representatividade, de todas aquelas que gostam dessa área mas que acham que não podem por barreiras impostas as vezes por elas próprias.
Tomando seu espaço, na construção civil vemos mulheres trabalhando em diversas áreas. Conforme os dados do Ministério do Trabalho e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre 2002 e 2012, a participação das mulheres na construção civil cresceu 65%, um número bem expressivo e significativo, são: engenheiras, arquitetas, técnicas em segurança no trabalho, nas áreas administrativas, na parte da construção de estruturas, finalização, acabamento, operadoras de elevadores.
Como sabemos na parte da execução no canteiro de obras a questão do esforço físico é muito presente, tanto que existem normas que garantem a segurança dos trabalhadores e por questões fisiológicas homens tendem a possuir mais força que as mulheres, causando assim por vezes o afastamento delas no canteiro de obras.
Entretanto a tecnologia vem auxiliando os colaboradores deste setor, introduzindo máquinas que auxiliam nos processos braçais, como gruas e elevadores cremalheiras.
As novas máquinas vieram para mudar e melhorar esse setor tão importante. Além dos equipamentos é claro vem as capacitações para trabalhar com segurança nas máquinas, que também é um local para mulheres se inserirem, tanto para operadoras quanto para instrutoras para a operação destas máquinas.
Existem alguns projetos no Brasil destinados a capacitar mulheres para a construção civil, para a inserção no mercado. Em 2012 em projeto de Lei foi proposto para que houvesse no mínimo 12% de mão de obra feminina nos canteiros de obras, mas infelizmente esse projeto foi arquivado.
Algumas construtoras estão adotando uma política com menos desigualdade de gênero, o que é uma vitória para todos nós.
Sabemos que o desafio é grande, que existem desigualdades, mas lembre-se que lugar de mulher é onde ela quiser.
Aproveite as oportunidades que já estão acontecendo no canteiro de obras e se for a tua vontade, se insira neste mercado de trabalho.
Gostou do texto?
Para receber mais conteúdos, é só preencher os teus dados aqui embaixo.
Posts relacionados
Carregadores e crianças não combinam
Além de crianças, animais domésticos também podem sofrer esse tipo de acidente ao colocar o aparelho energizado na boca.
Perigo dentro de casa: Estrangulamento de crianças causado por persianas
Perigo dentro de casa: Estrangulamento de crianças causado por persianas
Atenção no verão com piscina, rios e lagos
Além dos cuidados básicos, saiba os números de emergência. Cada minuto é precioso e uma ajuda qualificada é extremamente importante.
O poder da falta
Falta de atenção, falta de cuidado, falta de manutenção, falta de informação. Todas essas “faltas” humanas podem acabar com uma vida e fazer uma ou m...
Morar sozinha e seus perigos.
Vivemos um momento de empoderamento feminino, em que as mulheres estão tomando espaços seus por direito e com muita competência, assim com muita propr...