Morar sozinha e seus perigos.

Vivemos um momento de empoderamento feminino, em que as mulheres estão tomando espaços seus por direito e com muita competência, assim com muita propriedade estas mulheres passam a morar sozinhas as vezes no início de uma carreira outras ao final de um casamento, mas o fato é que partir dai, se sentem vulneráveis e inseguras na hora de contratar alguma prestação de serviço, afinal é um estranho que vai até sua casa.

Categorias

Ele chegou uniformizado e com a maleta de ferramentas, homem alto de óculos escuros em seus 30 e poucos anos, cordial abri a porta afinal o estava esperando, ele entrou e o levei até a área de serviços, percebi que seu olhar atento já havia notado que eu estava sozinha, senti um calafrio.

Notei que sua expressão estava mudando...

Foi então que me dei conta de que havia aberto minha casa para um completo estranho.

E assim Juliana  seguiu seu relato, nos deixando cada momento mais aflitos.

Você já precisou contratar algum serviço e depois ficou com medo do profissional? 

Em algum momento de sua vida você vai precisar de um serviço que envolva eletricidade, sem eletricidade o banho quente fica comprometido,  os ambientes ficam escuros e os aparelhos eletrônicos não carregam e aí lá se vai boa parte da diversão que hoje em dia se dá via redes sociais..

Os serviços de elétrica são os mais solicitados, são tantos equipamentos que necessitam de eletricidade como: lava roupas, roteadores de internet, forno micro-ondas, televisores, batedeiras, luminárias, etc... Com toda esta dependência da eletricidade, ficar “sem luz”, como nos referimos popularmente à falta de energia é um estado de profundo vazio. Quem nunca esteve no meio da janta e de repente ficou tudo escuro?

Durante muitos anos trabalhei como eletricista, onde fui a muitas residências e em sua maioria era recebido por mulheres.  Nos casos em que era a primeiro serviço, sentia muita desconfiança por parte delas, afinal eu era um estranho na casa e elas em sua maioria estavam sozinhas.

Com tempo iam percebendo que meu atendimento era respeitoso e profissional e a tensão inicial ia se dissipando e dando espaço a um ambiente mais descontraído.

Neste ambiente escutei vários relatos de abusos feitos por prestadores de serviço, desde coisas mais leves como cobrar um alto valor por um serviço mínimo, até coisas mais pesadas como indiretas com conotação sexual, alguns até com contato físico mesmo.

 Vivemos um momento de empoderamento feminino, se bem que a palavra empoderamento suscita muitas questões que não cabem agora, mas  o fato é que as mulheres estão tomando espaços, seus por direito e com muita competência, essas mulheres já estão a muito tempo trabalhando fora de casa, muitas na construção civil, morando sozinhas ou dividindo a casa com colegas, as vezes apenas mãe e filha e assim estão sempre expostas a  um universo machista de prestação de serviços, onde um completo estranho precisa entrar em sua residência, para fazer algum reparo.

Se você mulher já passou por uma situação assim, ou já se sentiu insegura na hora de chamar um prestador de serviço, nos conte como foi ou como resolveu a situação, sua contribuição é muito importante, você pode nos deixar seu relato aqui.

Seu nome não será divulgado, e para nós é importante saber quantas pessoas já passaram por isso ou enfrentam dificuldades, sempre que precisam de um serviço de terceiro. Seu relato poderá contribuir de alguma forma para que isso não aconteça mais, nem com você nem com outras mulheres.

Bem, longe de mim generalizar os homens prestadores de serviço, afinal eu mesmo fui eletricista durante muitos anos e posso afirmar que existem excelentes profissionais no mercado.

Mas como encontrá-los de uma maneira que você se sinta segura ?  

Quando alguém frequenta sua casa, sabe de suas fraquezas, conhece a sua rotina, tem acesso a sua vida, porque cada cômodo da casa representa uma parte de você, como o seu cesto de roupas sujas a calcinha pendurada no registro do banheiro, coisas de valor sobre móveis.

Você se sente vulnerável e pensando nesta vulnerabilidade é que hoje temos serviços de transporte por aplicativo voltados ao público feminino, temos serviços de academias somente para mulheres, delegacia especializada em crimes contra mulheres.

Então porque não ter PRESTADORAS de serviços como eletricistas encanadoras, marceneiras e outros tantos serviços?

Por que existem poucas mulheres que se aventuram pelo mundo da eletricidade?

Você se sentiria mais segura se fosse atendida por uma mulher? 

Estas e tantas outras questões devem ser muito bem avaliadas. Estamos vivenciando uma grande transformação mundial, muita correria e pouco tempo para relações humanas e neste mundo virtual que tudo aceita, confiar apenas no perfil de Facebook pode ser um erro fatal.

Gostou do assunto? Pode ficar atualizada com nossos conteúdos basta preencher seu e-mail aqui.

Até mais!


Israel Cabral


Compartilhe nas redes sociais