Livro: A pequena livraria dos sonhos | Qualquer Lugar

A indicação dessa semana é de um livro bem “água com açúcar”, tem uma leitura leve e que é bom para passar o tempo ou pensar em coisas diferentes.

Categorias

A indicação dessa semana é de um livro bem “água com açúcar”, tem uma leitura leve e que é bom para passar o tempo ou pensar em coisas diferentes.

Nos dias que estamos vivendo as vezes eu preciso dar uma descontraída na mente, consumir algum material com um conteúdo mais leve para depois voltar a realidade que muitas vezes é dura e difícil.

Pensando nisso e em várias coisas, hoje a dica do livro é “A pequena livraria dos sonhos”, da escritora Jenny Colgan.

Antes de falar sobre o livro quero contar como descobri a existência dele, sou apaixonada por romances de época (tudo começou com a Jane Austen!), no ano passado fui em um encontro de leitoras de romance de época que é promovido pela Editora Arqueiro há alguns anos. Lá foi divulgado a nova coleção de livros da editora, denominado como “Romances de hoje”.

Essa coleção trás livros sobre mulheres atuais, com vidas como a nossa, com boletos chegando todo dia, alegrias, frustações, empregos e romances que não dão certo, mudanças e o mais interessante dessa coleção é que não termina com aquele sentimento de “viveram felizes para sempre”.

Os livros que li até agora dessa coleção não se baseiam em uma história de amor clássica, mas sim na vida como ela é, talvez você se identifique com alguma situação ou personagem.

Então, voltando ao livro dessa semana, A pequena livraria dos sonhos conta a história de Nina, uma mulher que vê a tecnologia invadir o ambiente em que trabalha e não dar espaço para o que era “antigo”.


Sinopse:

Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.

Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.

Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.

Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.


Autora: Jenny Colgan

Editora: Arqueiro

Ano: 2019

Páginas: 304

Gênero: Romance


A história acontece na Escócia, com o desenrolar da personagem em trabalhar com o que ela ama, livros. Como ‘nem tudo não flores’ a Nina enfrenta uma série de dificuldades em colocar os seus planos em prática, vemos desafios, mudanças e crescimento com a personagem.

Outro fator que achei aconchegante no livro é que ele se passa em uma cidade pequena, onde todo mundo acredita se conhecer e aí chega uma pessoa nova e tem toda uma percepção disso.

Sem dar muito spoiler, confesso que teve momentos na leitura em que pensei “Vamos Nina! Essa história vai se enrolar muito?”, mas aí insisti um pouco e a leitura fluiu com vários desdobramentos, então se tiver esse mesmo sentimento durante a leitura, não desista dele, vale o esforço.

Apesar de em alguns momentos eu querer mais ‘ação’, o livro terminou com aquele gostinho de “o que aconteceu com os personagens?”, mas é um livro independente, a continuação da história fica apenas na imaginação.

Compartilhe nas redes sociais