Acidentes com queimaduras aumentam no inverno | A.D.

Vamos falar hoje sobre um perigo real e quase comum nessa época do ano, que são os acidentes com lareiras, fogões a lenha e estufas. Além de ser uma época do ano em que consumimos mais líquidos quentes e comidas com caldo como sopas, todos eles podem causar um acidente dentro de casa.

Categorias

O inverno no hemisfério sul inicia apenas no dia 21.06, mas em muitas regiões do Brasil o clima já começou a mudar e o frio já chegou.

Eu sou meio suspeita em falar de inverno, faço parte daquela parte pequena da população que prefere o frio ao calor do verão. Compreendo que muitos dos privilégios que eu tenho na minha vida fazem com que eu prefira essa estação do ano.

Vamos falar hoje sobre um perigo real e quase comum nessa época do ano, que são os acidentes com lareiras, fogões a lenha e estufas. Além de ser uma época do ano em que consumimos mais líquidos quentes e comidas com caldo como sopas, todos eles podem causar um acidente dentro de casa.

Lareiras, fogões a lenha e estufam auxiliam para aquecer a casa nos dias mais gelados, trazendo aconchego e mantendo os ambientes mais aquecidos e auxiliando as regiões em que o inverno é muito úmido.

Apesar de charmosas e quentinhas é necessário ter um cuidado especial, se você convive com crianças pequenas ou animais de estimação sabe que eles parecem se sentir atraídos pelo fogo e pelo calor, sabemos que o menor descuido pode gerar um acidente.

Também é importante ter uma atenção especial para idosos que podem se desequilibrar ou até mesmo se encostar em um ambiente aquecido, tendo queimaduras.

Além dos acidentes que podem gerar queimaduras graves, tenho certeza de que você já ouviu ou viu casos de pessoas que se fecharam em algum cômodo e acenderam lareiras queimando todo o oxigênio no ambiente, levando até mesmo ao óbito.

Nunca fique em um ambiente sem circulação de ar e fogo juntos, é uma combinação extremamente perigosa, o fogo queima o oxigênio, talvez você nem se dê conta do perigo que está ocorrendo enquanto está se aquecendo. As lareiras a álcool possuem outro risco além de acabar com o oxigênio, quando o mesmo está queimado produz o gás monóxido de carbono, podendo intoxicar.

Não vamos esquecer das bebidas e comidas quentes que acompanham o inverno e são essenciais para nos aquecermos, mas que requerem um cuidado extra, desde o seu preparo. Novamente aqui atenção redobrada com as crianças, que na pressa ou fome acabam não esperando esfriar ou crianças menores podem puxar e virar o recipiente em si, ou colocar a mão dentro do caldo e/ou bebida e se queimar.

Independente da estação do ano, todas precisam que tenhamos atenção e cuidado com as situações apresentadas a cada época, no inverno o cuidado é maior com comidas, bebidas e aparelhos que auxiliam a esquentar o nosso lar.

Compartilhe nas redes sociais