Atenção no verão com piscina, rios e lagos

Além dos cuidados básicos, saiba os números de emergência. Cada minuto é precioso e uma ajuda qualificada é extremamente importante.

Categorias

Dando continuidade à seleção de textos sobre cuidados com crianças, havia preparado um texto sobre cuidados com crianças em locais com água, como rios, lagos, piscinas e até mesmo banheiras.

O destino as vezes nos dá uma rasteira, nos derruba, deixando sem palavras. Mas ainda darei continuidade ao texto proposto, com uma percepção diferente.

Crianças são inquietas, curiosas por natureza, a vida pulsa dentro desses seres que não param um minuto, que gostam de brincar, correr e conhecer tudo, sem ter o senso de medo e cuidado ainda completamente formado. Talvez seja aí que “mora o perigo”. Nos últimos dias uma fatalidade com piscina, acabou levando a vida de uma criança bem nova que era próxima a minha família. Palavras para esse momento, para essa dor, eu acredito que não existam.

Todos os anos vemos notícias de uma ou duas crianças que acabaram perdendo a vida dessa forma tão triste, questionamos como pode ter acontecido, muitas vezes até julgamos, mas o que devemos realmente fazer é olhar para as crianças próximas a nós, olhar a nossa vida e procurar sempre prevenir, cuidar e proteger, mas mesmo assim não estamos seguros de 3 segundos de distração.

Algumas dicas de cuidados básicos importantes para que quando acabe o verão você só tenha lembranças divertidas:

  • Esteja sempre de olho nas crianças quando estão em ambientes com água, até em uma pequena poça ela pode se afogar.
  • Se possível não incentive a pular em piscinas se ela não sabe nadar, se em algum momento ela for sozinha a beira da piscina pode pular.
  • Tenha a piscina em um local cercado, que ela não consiga acessar quando estiver sozinha ou sem ninguém de olho, crianças são rápidas e tragédias mais rápidas ainda.
  • Em rios e lagos tome cuidado com a correnteza, se você não conhece o local, vá com cautela.
  • Cachoeiras são lindas, uma obra da natureza. Mas também podem ser traiçoeiras, principalmente as pedras em torno a elas, que são normalmente lisas e perigosas. Não seria um local indicado para crianças.
  • Ainda sobre as cachoeiras e rios, tome cuidado com as trombas d’água, enxurradas e cabeças d’água. (Para saber mais sobre cada um desses fenômenos clica aqui).
  • Também é importante lembrar para tomar cuidado com brincadeiras na água, tanto para adultos quanto para crianças. Elas podem querer imitar, repetir.

Além dos cuidados básicos, saiba os números de emergência. Eu sei que no momento do acidente talvez seja difícil pensar em fazer alguma coisa além de proteger, mas se você souber o número, vai ser útil na tua vida. O socorro pode ir até você, pode te encontrar durante o trajeto ou pode ir dando indicativos do que fazer para iniciar o processo. Cada minuto é precioso e uma ajuda qualificada é extremamente importante.


Para lembrar:

  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – 192

  • BOMBEIROS – 193


A vida é um sopro, ser prevencionista é um ato de amor.

Compartilhe nas redes sociais