Não vivemos sem eletricidade
Categorias
Ultimamente conseguimos perceber que somos dependentes de alguns produtos e outros são fazem tanta falta, acredito que este momento de pandemia em virtude da COVID-19, também está sendo uma oportunidade de reflexão da vida como um todo.
Arrumar aqui e ali e colocar as coisas em ordem em casa.
Existem aquelas coisas que você achava que não viveria sem, mas acabou descobrindo que consegue. E existem aquelas que por, 1 dia, 2 dias ou 10 dias já fazem uma falta gigante. Como a água, a comida, as pessoas que gostamos, mas que estamos longe.
Mas hoje eu me dei conta de uma coisa que faz falta imediatamente, a energia elétrica e é dela que quero falar hoje.
Ficar 20 minutos sem luz durante o trabalho ou em casa é um caos, não nos sentimos completos, parece que falta algo. Você não sente como se uma parte tua estivesse faltando? Eu sim.
E quando a bateria do celular acaba? Parece que estamos incomunicáveis no mundo, o que as vezes pode ser verdade. Já percebeu que o celular já é quase uma parte de nós mesmos? Quando a bateria de algum celular está no fim normalmente ouço as pessoas falarem “minha bateria está acabando” como se fosse parte de quem ela é, e que assim que acabar a pessoa será desligada.
Possuímos muitos aparelhos que são movidos pela eletricidade em nossas casas. E quando eles estragam ou temos algum problema qual a melhor solução? Descartar? Levar para a assistência? Chamar alguém para realizar o conserto? São várias possibilidades.
Apesar de ser extremamente necessária a eletricidade é perigosa, tenho certeza de que você já viu algum vídeo de acidente ou quem sabe já presenciou um nesta área, estes acidentes vão de pequenos sustos, até os mais sérios com óbitos.
Se você está em casa nesse período e quer realizar algum reparo ou organizar algumas coisas que estão na lista de tarefas há tempos, tenha cuidado. Caso seja algo mais complexo é interessante ir em busca de um profissional que tenha conhecimento na área e que esteja dentro das normas.
Lembre-se sempre de pesquisar bastante sobre o reparo que você quer realizar e não esqueça do básico: Sempre desligar os disjuntores quando for mexer com a eletricidade, conferir se está tudo desligado, ter sempre alguém de confiança com você, ir com calma e não fazer nada que vai além dos teus conhecimentos.
Falando em eletricidade, recordei de uma história que aconteceu com um casal de amigos o Eduardo e a Ana.
O Eduardo foi trocar o interruptor de uma lâmpada da cozinha, ele foi na “caixa de força” desligou um disjuntor, para começar a seu reparo, até aqui ele pensou fazer tudo certo para trabalhar com a eletricidade.
Quando começou a fazer a troca do interruptor, a Ana lhe questionou sobre o barulho que estava ouvindo da geladeira, ele não deu bola e continuou seu trabalho.
Nos minutos seguintes a Ana voltou a cozinha e percebeu que a chaleira elétrica estava com a luz ligada. Nesse momento ela chamou a atenção dele com um grito afinal ele não havia dado importância antes, e disse:
“Para tem algo errado aqui”, pois deveria estar tudo desligado.
Eduardo deu um pulo e largou tudo, então foi até a caixa dos disjuntores e percebeu que justamente o disjuntor da cozinha ainda estava ligado.
A falta de atenção poderia ter resultado em grande choque sendo até uma tragédia.
Ainda bem que no fim ocorreu tudo bem, passado o susto ficou o aprendizado do cuidado e da atenção.
Você sabe o que ele fez de errado?
Ele deveria ter confirmado se realmente não havia energia no ponto onde iria executar o reparo.
E como fazer isso? Medido com um instrumento apropriado se a energia realmente estava desligada.
Além é claro, deveria ter ouvido a Ana sua esposa.
A eletricidade é perigosa, mas com a informação correta e precisa a maioria das pessoas é capaz de fazer um pequeno conserto.
Somos dependentes da eletricidade isso é um fato inegável, mas devemos ter cuidados, atenção e confiança.
Posts relacionados
Carregadores e crianças não combinam
Além de crianças, animais domésticos também podem sofrer esse tipo de acidente ao colocar o aparelho energizado na boca.
Perigo dentro de casa: Estrangulamento de crianças causado por persianas
Perigo dentro de casa: Estrangulamento de crianças causado por persianas
Atenção no verão com piscina, rios e lagos
Além dos cuidados básicos, saiba os números de emergência. Cada minuto é precioso e uma ajuda qualificada é extremamente importante.
O poder da falta
Falta de atenção, falta de cuidado, falta de manutenção, falta de informação. Todas essas “faltas” humanas podem acabar com uma vida e fazer uma ou m...
Mulheres na construção civil
Existe um ditado popular relativamente novo, que diz que “lugar de mulher é onde ela quiser”, e só uma coisa nós da equipe da Escola 365 podemos dizer...