De quem é a culpa?

Temos o costume de julgar e resolver só o problema, mas não o que ocasionou tudo isso. Eu penso que uma pessoa quando chega ao nível de ser violenta está tão ruim ou mais que quem sofreu a agressão. Uma pessoa que está bem consigo mesma não comete atitudes negativas. Você só deixa transparecer para o outro o que você tem ou aprendeu.

Categorias

Tags

Quando alguém sofre agressão de quem é a culpa? Quando falo em agressão existe um leque de possibilidades para isso acontecer. Na minha opinião quando chega na agressão física é porque já passou por todas as outras: moral, autoestima, atitudinal, entre outras até a última.

Outro pensamento que tenho, homem comete mais agressão que mulheres? Depende. Como já comentei acima existe “n” formas desta reação se manifestar. Penso que os homens são rotulados por isso e nem sempre é assim. Não quero dizer que não acontece a violência do sexo masculino no sexo feminino, mas que o contrário também é verdadeiro. Nem quero passar a mão na cabeça do agressor. Só quero levar esse assunto para o campo do raciocínio e não de ir atrás do que todos dizem.

O agressor precisa sofrer as consequências e punições cabíveis pelo que cometeu, mas não ficar só neste patamar. O agredido precisa ser tratado para amenizar as sequelas físicas e emocionais, mas o errado também para que essa situação não se repita.

Temos o costume de julgar e resolver só o problema, mas não o que ocasionou tudo isso. Eu penso que uma pessoa quando chega ao nível de ser violenta está tão ruim ou mais que quem sofreu a agressão. Uma pessoa que está bem consigo mesma não comete atitudes negativas. Você só deixa transparecer para o outro o que você tem ou aprendeu.

Quando alguém sofre abuso independentemente da idade precisa trabalhar o mais breve possível isso com ajuda psicológica ou outra ação que elimine esses sentimentos negativos da sua vida porque com certeza no futuro será externado em outro ser. Logo que esses abusos são diagnosticados precisamos ver a melhor forma de tratar. Sabemos que não é fácil reagir, mas ficar no negacionismo não é a opção e quem sofreu agressão/abuso ou o nome que se dá para essa ação aceitar que precisa de ajuda.

O suporte deve ser adequado para todos os envolvidos.

Sabemos que nem todos agressores sofreram as punições devidas, quem esteve nesta situação não se corrigiu a ponto de não cometer mais essas atitudes. Por esse motivo penso que só punir não resolve. Acredito que tratar a raiz de todos esses problemas é a solução.




Roberta Spader

Compartilhe nas redes sociais